Depois de 4 dias em um barco navegando pelo rio Madeira e rio Amazonas foi uma sensação absolutamente incrível chegar em Manaus, essa que foi a minha quinta visita a cidade. É uma cidade especial pra mim pois além de ter sido minha primeira grande viagem aos 6 anos é onde minha mãe viveu boa parte da vida dela e onde hoje temos muitos amigos na cidade. Talvez o mais incrível dessa cidade pra mim é o quanto a cidade mudou e continua mudando de 1988 até 2012. Hoje com meu olhar de geógrafa vejo o quanto foi rico ter conhecido ela desde pequena.
Em janeiro de 2009 quando estive lá pela última vez eu vi as obras da ponte do Rio Negro começando e agora em 2012 cá estou passeando nela assim que cheguei em Manaus. Essa ponte liga Manaus a Iranduba, uma obra gigantesca que já está valorizando absurdamente a antes pobre Iranduba que faz parte dessa região metropolitana com 2 milhões de habitantes, simplesmente 60% da população do estado do Amazonas. São 8 municípios da região metropolitana de Manaus: Manaus, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva. Conheci só as 5 primeiras...rsrsrs
Se tem algo que adoro fazer em Manaus são os passeios de barco pelos lugares turísticos nos igarapés ao redor. Adoro os postos de gasolina em alto rio e o mais legal dessa foto é que esse posto no meio do rio Negro aceita muitos cartões de crédito e é muito organizado dentro com banheiro muito limpo e com água a vontade que o cliente não paga por ela. Adoro esse desenvolvimento no meio da Amazônia, simplesmente incrível.
Depois de passear um pouquinho mais chegamos numa escola de palafita na hora do lanche quando as crianças compram seu lanchinho de uma senhora numa canoa, amei essa foto! Havia muitos professores no barco e ficaram encantados com essa escola.
O dono deste barco já tinha sido muito bacana comigo e minha mãe dando 50% de desconto do valor cobrado pelos outros turistas que compraram esse passeio de agência e ainda me deixou dirigir o barco e tirou minha foto! Nada como ser uma pessoa simpática e ter uma mãe local para conseguir desconto, haja argumento para convencer do desconto sendo paulista e branquela...hahaha Depois dessa, fiquei me sentindo até uma local, me convenci disso definitivamente e convenci os outros...hahaha
No fim do passeio mais uma casinha de palafita com a ponte do Rio Negro ao fundo! É um dos passeio que mais gosto de fazer no Brasil. Dessa vez eu conheci de pertinho uma mata de igapó e fizemos observação dos sons da floresta e identificamos muitos tipos de vegetação.
E sem dúvida nenhuma o que eu mais gosto de Manaus é ela ser uma cidade no meio da floresta Amazônica e cercada por vários rios importantes que você quase não vê a margem do outro lado, parece mar. Quando falo como é Manaus para o pessoal daqui do Centro-Sul do Brasil poucos acreditam que possa existir uma cidade de grandes proporções na Amazônia. A comida japonesa é tão popular em Manaus quanto é em São Paulo, com a diferença que em Manaus é mais caro. Enquanto em São Paulo temos temaki por 5 reais, em Manaus custa 20 reais. A comida em geral é muito cara, haja vista a dificuldade dos produtos chegarem nessa região.
Gostei muito da definição do marido de uma amiga sobre Manaus: "Aqui é uma ilha, só é possível chegar de barco ou de avião". Sem dúvida é uma cidade isolada do Centro-Sul e do Nordeste devido aos rios, mas é uma cidade que vem crescendo muito e isso é o que mais gosto dessa cidade. Uma cidade em crescimento também é uma cidade com muitos problemas e um deles que mais me assustou nessa minha quinta visita foi o trânsito caótico e muitos engarrafamentos que enfrentei por aqui. Por muitos instantes me sentia em São Paulo...fiquei chocada com isso!Continuo no próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário