O monotrilho ou monorail em inglês é um tipo de transporte público existente no mundo desde 1907 na Alemanha e hoje há monotrilhos em diversos países. Na minha viagem multimodal pelo Sudeste Asiático tive a grande oportunidade de conhecer várias dessas composições em Bangkok, Kuala Lumpur e Singapura.
Sou fã de trasnporte público, é uma das coisas que mais adoro conhecer quando estou em outros países, fico absolutamente encantada quando entro em um transporte público fora do Brasil. Abaixo apresento um vídeo com as fotos dos monotrilhos que andei em Bangkok, Kuala Lumpur e Singapura no sudeste asiático.
Confesso que quando se falava em monotrilho em São Paulo eu era contra, coisas que aprendi com arquitetos da Prefeitura de SP na minha época de agente ambiental anos atrás. Os arquitetos critivam e ainda criticam todo e qualquer transporte suspenso por pontes. Eu lembro de estar num mirante na Vila Prudente escutando as críticas do nosso"fura-fila", nosso quase monorail só que com ônibus que liga o Parque D Pedro II a Vila Prudente em 15 minutos. Na época da construção só houve críticas, hoje ninguém fala mal, muito pelo contrário. Eu só usei uma única vez e aproveitei para conversar com as pessoas que usam com frequencia, os poucos que conversei só tinham elogios. Quem critica o monotrilho tem uma coisa que eu costumo chamar de : resistência ao novo. Eu também tinha até chegar em Bangkok (foto ao lado) e ver na Silom Street um monorail suspenso cortando toda a rua e abaixo o comércio intenso e muito próximo dos prédios. Foram 5 dias me acostumando com a visão da ponte do monorail assim que saíamos e chegavamos ao nosso hotel, é estranho sim, um impacto visual forte.
Não vou dizer que é lindo aquela ponte cortando toda a avenida, mas não é ruim, pois transporta muitas pessoas de um ponto a outro. Nenhuma cidade é inteiramente linda, um transporte público passando por cima de avenidas e no meio dos prédios, no meu ponto de vista não é de todo mal.
Em Kuala Lumpur também tem muitos monorails pela cidade, são simpáticos, bonitinhos e pequenos e mais que isso, leva muitas pessoas. Pegamos muitas vezes o monorail lotado. A única coisa ruim é quem tem escada rolante para subir mas para descer não, para quem está com mala tem que levar na mão. Na parte interior das pontes do monorail de Kuala Lumpur há mudas plantadas para evitar a degradação. Achei muito simpático o monorail de Kuala Lumpur!
Em Singapura há um trecho de monorail que liga a estação HarbourFront do MRT até a Sentosa beach station, achei uma graciosidade de monorail, amarelinho, pequeno e super silencioso. Era lotada também, parece que atende muitas pessoas. Adorei chegar na praia de metrô, tudo bem que era uma praia artificial com uma vista para os navios que chegavam num dos maiores portos do mundo, me lembrou muito nossa querida Santos. Duvidei muito da balneabilidade daquela água perto daqueles navios passando, não sei que órgão equivalente a Cetesb regula a balneabilidade de Sentosa beach. Senti muito lodo nos pés, nada agradável, mas tem monorail e uma infraestrutura absurdamente linda até a praia deles, isso é o que importa!
Diante de tudo isso eu fiquei feliz em saber que muitos projetos de monotrilho já foram aprovados em São Paulo. Até tomei um susto porque há muito mais críticas contra que a favor. Não é a melhor solução do mundo, é uma solução mediana para a tamanho de São Paulo, mas acho que vai ligar um pouco mais essa cidade super desconectada de tudo e que ainda motiva seus habitantes a terem carros.
O problema no Brasil sobre transporte público, no meu ponto de vista, está na mentalidade das pessoas. Ainda vai demorar muito para ter uma infraestrutura de transporte público adequada que motivem as pessoas a fazerem uso deles. Seguimos um modelo americano de ter carro, com a diferença que o brasileiro paga num carro que custou 25 mil reais, depois de 5 anos ele pagou 50 mil reais pagando prestação com juros altos, 90% dos brasileiros fazem isso, eles não tem um carro e sim uma dívida que circula pela cidade. E assim mantemos a cultura do carro e um repúdio enorme ao transporte público!
Governo e sociedade ainda não encontraram o mesmo diapasão, por isso vivemos em um caos em SP no transporte público!
Sim, eu sou super a favor do monotrilho em São Paulo, para quem utiliza transporte público e não carro trará muitos benefícios. Para quem nunca morou na periferia ou não sabe o que é entrar num transporte público lotado é fácil ser contra. Em nenhum momento afirmo que é a solução dos problemas de SP mas qualquer tipo de transporte público já ajuda pouco a pouco essa cidade. E claro sou mega a favor do metrô mas demora muito para construir, precisamos de soluções mais rápidas. São Paulo é uma cidade atrasada no quesito transporte público e isso me deixa em pane quando penso que vamos receber a Copa do Mundo! Se continuarmos a passos lentos vamos passar a maior vergonha do mundo.
Eu já sugiro até um plano B, se não der para o Brasil transfiram para o Chile a Copa do Mundo!
PS.: Deixo um link muito interessante de um artigo de um engenheiro defendendo o monotrilho:
Transferir para o Chile não seria nada mal.
ResponderExcluirFaltam menos que 3 anos; 12 estádios; 1 seleção; 1 técnico; 30 hoteis; 14 aeroportos; 120.000 km de rodovias; 2.000 km de metrô; 6 trens-bala; 115 favelas pacificadas; 33.000 soldados preparados; 2.000 restaurantes; 150.000 motoristas de taxi falando inglês!