sexta-feira, 17 de março de 2023

Estar cidade e estar eu

Exercitando minha escrita pessoal nesse blog tão especial e amoroso.

Estar cidade e estar eu

Quando a opção é
estar em São Paulo
aproveito para atualizar
meu olhar
meu observar
meu caminhar
minhas emoções e
meus sentimentos

Apesar de ter passado
muitas vezes pelo mesmo trajeto
tudo sempre está diferente
porque a cidade está, ela não é
E estar me traz esperança
da cidade estar melhor sempre

A cidade está mudando e eu também estou
Estar em paz
com as minhas escolhas
já é a mudança necessária para
estar melhor comigo mesma

Cada escolha na cidade ou em mim
implica em renúncias
que se vê e observa
no aqui e agora
isso é o instante
é no instante que
a felicidade e a paz
de estar
na cidade
acontece.
Iara Rosa, São Paulo, 15 de Março de 2023

        Esse poema reflete minhas inquietações com o verbo ser e estar. O que de fato é ou só é possível estar? Eu amo São Paulo, mas nos últimos dois anos sempre que posso, saio para outra cidade mais tranquila, Peruíbe. Estar em São Paulo é uma necessidade e a partir de agora vou "poemizar" meu estar em São Paulo para que o meu estar na cidade fique melhor. As renúncias que apresento no poema se refere a relação que sempre existe entre escolha e renúncia. Eu gosto do mantra que digo para mim mesma, imagino que já devam ter escutado: "cada escolha, uma renúncia" (eu repito muitas vezes essa frase porque eu gosto bastante e lembro a minha mente dessa frase). 
        Não é possível querer tudo nessa vida e nem sei se é possível ter tudo. Aliás, me conforta a ideia de não poder ter tudo. Cada vez mais reflito que a origem de muitos problemas  entre as pessoas na cidade está no "querer ter" e se todo mundo querer ter ao mesmo tempo, vamos nos estapear uns aos outros na selva de pedra. Se é que isso já não acontece.
            Outra reflexão que trago no poema é o instante, o aqui e agora. Não é um entendimento trivial por mais simples que possa parecer. Eu mesma faço um baita exercício de viver o aqui e agora, o que significa que é importante pra mim prestar atenção à minha vida ao redor. Vivemos hoje um ruído que nos impede de prestar atenção no aqui e agora: o celular. O celular é como aquele mosquito insistente que fica na nossa orelha na hora de dormir. No caso, o celular fica na nossa mão e por isso é um mega dispositivo que tira a atenção. Gosto muito de estudar sobre a atenção humana, vou resgatar uns textos excelentes que tenho e publicar aqui sobre isso.
            Espero que tenham gostado do meu exercício de escrita e a explicação das minhas reflexões sobre o poema.
Aloha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário