sábado, 26 de fevereiro de 2011

Gastronomia mundial e São Paulo!

Uma das principais características positivas da cidade de São Paulo sem dúvida nenhuma é a nossa diversificada gastronomia. Não é todo mundo que aceita variar o tipo de comida, mas em São Paulo é muito comum encontrar pessoas que gostam de vários tipos de comida de diferentes nacionalidades.

Aliás, antes de conhecer os países que visito eu sempre faço uma preparação anterior em São Paulo. Recentemente conheci o Peru e eu já havia experimentado alguns pratos típicos peruanos por aqui. É tão bom você chegar no país e já ter idéia do que é típico e saboroso. Na foto eu e meu amigo amazonense também um grande apreciador de comidas exóticas. Um dia antes de conhecer Machu Picchu eu e o Marquinhos estávamos cheios do almoço e na janta queríamos algo leve. Eu não tive dúvidas, pedi uma causa rellena que é um prato peruano levíssimo.

Aliás a comida peruana é uma nova moda da gastronomia internacional, saborosa e simples. Outro prato interessantíssimo se chama ceviche, um peixe cru regado no limão e temperos....dizem que tem uma influência japonesa, por isso que eu amei esse prato também! Um prato pode perfeitamente ser saboroso e ter uma preparação muito simples...a comida peruana é assim!

Um dos pratos mais exóticos que já comi na minha vida sem dúvida nenhuma foi no Peru. Um guia nos informou que havia um prato muito típico chmadado CUY AL HORNO que deveríamos conhecer e indicou um restaurante especializado nesse prato. Chegamos no restaurante e pedimos o tal prato sugerido quando o atendente disse pra nós: "Esse prato é demorado porque temos que CAÇAR o cuy". Eu e meu amigo olhamos um para o outro e dissemos:
"É ESSE MESMO QUE QUEREMOS". Nunca almocei algo tão fresco com todas as fases da produção do prato: caçar, matar, preparar, temperar, assar e comer. Foi muito engraçado ver o cuy vivo passando por nós e depois nós devorando o prato. Não é qualquer um que topa esses pratos exóticos, mas quem tem sangue amazônico nas veias normalmente adora um prato diferente! Aprendi com minha mamis!

Enfim, além do sangue amazônico a cidade de São Paulo me ensinou e continua me ensinando muito sobre gastronomia, vejamos alguns números da capital gastronômica mundial:

1- São Paulo possui 12.500 restaurantes que servem 46 tipos de cozinhas típicas.

2- São Paulo é a segunda maior cidade consumidora de pizza do mundo, só perdemos para Nova York! Sampa conta com mais de 6.000 mil pizzarias. Meu instrutor de gastronomia me explicou que as pizzaria em SP funcionam predominantemente a noite e em NY funcionam de dia e de noite, portanto NY sai na frente, mas considerando o período ....São Paulo seria o primeiro!

3- Na cidade de Londres existem um pouco mais de 11.000 bares e restaurantes, e em São Paulo são mais de 38.000. Sorry London!

4- São Paulo é a segunda maior cidade consumidora de comida japonesa do mundo. São produzidos, aproximadamente, 16.800 sushis por hora na cidade. Após retornar de uma grande viagem a primeira coisa que faço e ir num dos meus restaurantes japoneses favoritos almoçar, é automático. Meu organismo já se acostumou, já é um hábito, pelo menos umas 2 vezes por semana eu como comida japonesa.

5- Durante o 10º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (CIHAT) realizado em 1997 a cidade de São Paulo recebeu o título de - Capital Mundial da Gastronomia - de uma comissão formada por representantes de 43 nações.

Sem falar da comida árabe, judaica, francesa, armênia, peruana, espanhola, portuguesa, húngara, lituana, indiana, boliviana, argentina, chilena e algumas outras que habitualmente variam meu cardápio! hehehe

Haja estômago para tanta diversidade gastronômica! Coisas de São Paulo..... a capital mundial da gastronomia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário