segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O que sobrou do Cerrado: Jalapão - lado A

Depois da Floresta Amazônica (que ocupa 50% do território), o Cerrado (que ocupa 24% do território) é o maior domínio morfoclimático que temos no Brasil. Nessa mesma latitude no continente africano encontramos o bioma Savana. O Cerrado lembra muito mas não pode ser chamada de Savana, embora ela em vários lugares aparece como "savana tropical". A biodiversidade desse domínio é altíssima, muito mais que as próprias savanas africanas.

O Cerrado é uma vegetação típica do chamado Brasil central, conforme mostra a figura ao lado. Mas "graças" a expansão agropecuária que começou no sul e avançou na direção norte do país, o Cerrado diminuiu territorialmente. Ao que tudo indica, essa expansão agropecuária já bate na porta e pede passagem para a Floresta Amazônica.

Nas minhas férias eu tive a oportunidade de conhecer o Parque Estadual do Jalapão no Tocantins que foi criado em 2001, o ano em que eu entrei na faculdade :-)

Como eu tive um amigo que estudou muito o Jalapão na época eu elegi como um dos lugares que merecia receber a minha visita! hehehe Graças a uma mega promoção da Passaredo, eu e meus dois querido amigos geógrafos nos aventuramos rumo ao Jalapão.
Conhecemos o estado do Tocantins que foi a última unidade federativa criada em 1989 e portanto a mais jovem de todos os estados brasileiros, tem apenas 21 anos.

Eu gostei muito de conhecer uma Vereda de pertinho, durante todo o passeio no parque era possível avistar várias veredas...essa ao lado foi a mais próxima que encontramos, é linda!

Vamos para a definição do Aziz Ab Saber :

"As veredas são corredores de formações herbáceas rasas no fundo de planícies. Formam, assim, os grandes caminhos naturais para a circulação de animal no interior do país."

Agora uma definição mais popular: "A vereda seria o equivalente ao oasis no meio do deserto" definição do meu amigo Marcelo! Adorei!

Os buritis, as árvores grandes ao fundo, são aproveitados para fazer doces, sorvetes, sucos e até mesmo cremes. Meu creme da Natura favorito por acaso é de buriti!

Enfim, o Parque Estadual é importantíssimo para a preservação do Cerrado. Não quero nem imaginar essa área sendo invadida pela agropecuária! Fico pensando nas áreas que já foram devastadas.

Não é a toa que o Brasil hoje é o segundo maior produtor de soja do mundo...soja essa que acabou com boa parte do Cerrado conforme o mapa acima.

Infelizmente o desenvolvimento econômico e preservação ambiental são grandezas inversamente proporcionais!

Termino o post com um trecho do livro "Grandes Sertões: Veredas" do Guimarães Rosa:

"o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas -- mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior."

Acho que esse trecho se aplica muito bem aos lugares também!
PS:
1-Só nesse mês meu blog chegou a mais de 2.000 acessos...um número recorde! Obrigada pelos acessos! :-) ;-)
2- Aguardem o meu post sobre o lado B do Jalapão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário