sábado, 1 de maio de 2010

Gastronomia no mundo

Saiu um ranking recentemente com os 50 melhores restaurantes do mundo. Não entendi a metodologia adotada, como medir um restaurante bom em relação a outros...Será que os restaurantes pagam para concorrer....Enfim, existe um ranking!

Dos 50 melhores restaurantes 5 estão localizados na Espanha, melhor que isso entre os 10 primeiros 4 são restaurantes espanhois! Já fui checar em quais regiões ficam esses restaurantes, 2 estão localizados na Cataluña perto de Girona e por sinal ambos estão muito próximos um do outro. Os outros 2 restaurantes estão localizados na região basca na cidade de San Sebastian, uma cidade que quero muito conhecer só por causa de uma música...hehehe! Sorry Zumalde, os melhores restaurantes não estão em Bilbao! hehehehe
A França que eu pensei que tinha a melhor cozinha aparece em 11 lugar, e apenas 1 restaurante brasileiro paulistano obviamente aparece em 18 lugar.

Se 4 dos 10 melhores restaurantes do mundo são espanhóis me faz concluir que a Espanha tem a melhor gastronomia do mundo! Que máximo, eu já suspeitava disso nas vezes que visitei este lindo país! Pelo menos nas regiões da Galícia, Madri e Cataluña eu passei maravilhosamente bem com a comida. Minha família espanhola me disse que os melhores cozinheiros da Espanha estão na região basca...terei que averiguar de perto essa informação um dia. Aqui em São Paulo os restaurantes bascos não duram muito tempo, ano passado havia aberto um e depois fechou; Esse ano abriu mais um restaurante basco e já fechou. Vou esperar eles se articularem melhor, tô sentindo uma certo provincianismo com essa história de abrir e fechar em tão pouco tempo...espero da próxima vez ir logo na inauguração e provar o bacalhau ao pil pil antes de fecharem novamente...hehehe. Acho que os bascos não devem ser constantes....devem se irritar facilmente com alguma coisa e acabam fechando logo...hehehe Pode ser um traço característico! :)
OBS:

1)Quem quiser ver a lista dos melhores restaurantes em detalhes é só acessar http://www.theworlds50best.com/

2) Eu não consigo chamar a região basca de país....pra mim o único país na Espanha é a própria Espanha. Na minha interpretação existe uma hierarquia do território e chamar uma região de país ou é complexo de inferioridade ou mania de grandeza. Além disso, todo país tem sua própria cerveja local...a região basca não tem até onde eu sei, então não pode ser chamado de país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário