quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O ano em que o blog Geoiarinha completará 15 anos

O ano de 2024 começou e muitas reflexões começaram a passar pela minha cabeça e uma delas é exatamente o tempo de existência deste blog que vai completar em 15 de Maio exatos 15 anos. Quanta coisa se passou em 15 anos no mundo, no Brasil e na minha vida. E todas as coisas que se passaram nestas diferentes escalas foram todas resultado das transformações do nosso viver nesta existência.

Já escutei de pessoas mais jovens que o ter um blog hoje é fora de moda, acho curioso e válido o comentário. Eu acredito que os gostos de cada pessoa precisam ser respeitados, se o jovem não tem um blog porque está fora de moda, não significa que eu deva deixar de ter um blog também só porque alguém jovem considera fora de moda.

Hoje tenho 42 anos e quando comecei a escrever no blog eu tinha 26 anos e a sensação de postar algo aqui é a mesma pra mim, me sinto muito feliz. Não acho que tenho que substituir para acompanhar a tendência de não sei quem porque é mais a moda. Não significa que eu não aceite as mudanças, significa que nesse mundo digital as transformações são tão grandes e rápidas que se eu ficar mudando sempre para acompanhar as tendências, vou gerar um estresse muito grande para nada mais e nada menos que eu mesma.

Já escutei pessoas dizendo que hoje em dia ninguém mais lê um blog porque é chato ficar ali muito tempo em algo que não se movimenta e não salta os olhos. Tenho pra mim como algo extremamente perigoso esse lance das informações visuais rápidas e hiper express com a falsa ideia de que não podemos perder tempo.

Estou cada vez mais convencida de que as pessoas não sabem dizer outra coisa a não ser: "ah, não tenho tempo". Essa frase é um vírus tipo gripe, pega em um, pega em outro e assim é bem comum se escutar, reparem. Parece contraditório pra mim que se houve avanços nos meios de comunicação, transporte, eletrodomésticos e etc...como que as pessoas dizem que não tem tempo. Eu tenho pra mim que as pessoas estão hiper conectadas aos celulares e portanto ocupadas em ver o que se passa nas redes sociais, vídeos e por isso dizem que não tem tempo.

Será que é para normalizar olhar as pessoas com as cabeças fixas no celular como normal? Eu não sei vocês, mas eu fico espantada sempre. Ontem fui tomar uma soda de yuzo no café 89ºC da Liberdade e fiquei sem celular apreciando minha soda. Vejo uma família de 3 pessoas numa mesa e os 3 estavam cada um com seu celular e tomando café. É o "admirável celular novo" e o novo não é o aparelho, mas sim as novidades e atualizações das redes sociais.

O que eu tenho feito diante dessas transformações? Eu me auto observo para não cair na automação do que todo mundo faz. Eu, de verdade, não me vejo na obrigação de seguir tendência alguma porque um número grande de pessoas seguem. Pratico o distanciamento do meu celular, desligo as redes para não receber nenhum aviso de chegada de mensagem, evito ficar muito tempo nas redes sociais, medito, leio, escrevo à mão, to usando a minha criatividade para dar novos significados a objetos e isso leva tempo.

E assim, estou caminhando neste 15 anos de escrita no blog. Há uma novidade importante a ser compartilhada, faço parte da Academia Peruibense de Letras e estou muito feliz de fazer parte de um grupo engajado na escrita. Além do blog, tenho praticado a escrita de poesias, contos, narrativas e isso tudo só foi possível porque eu tinha esse blog para exercitar a minha escrita.

Obrigada a você que leu até o fim esse texto!

Geoiarinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário