terça-feira, 19 de junho de 2012

Análise geográfica e pessoal do Rio de Janeiro!

Com estive recentemente no Rio de Janeiro e essa cidade está muito na moda nos últimos tempos eu vou tentar esboçar uma análise sobre o estado e a cidade do Rio de Janeiro. O estado do Rio de Janeiro é o terceiro mais populoso do Brasil com aproximadamente 15 milhões de habitantes. Só perde para SP e MG. O Rio teve um crescimento populacional de 2000 para 2010 de 5,4%. Só para efeitos comparativos, Portugal com 10 milhões de habitantes teve  um crescimento populacional de 0,10%, sorry Portugal!  
O mapa acima mostra os 92 municípios e 7 mesorregiões. Por enquanto eu só conheço 3 das 7 mesorregiões, estou louca para conhecer a região dos Lagos. Eu já aceitei o convite da minha amiga carioca Cris numa próxima vez.Já aceitei também mergulhar com a irmã dela pelo litoral carioca...hehehe.

A região metropolitana do Rio de Janeiro, verde no mapa,  engloba 19 municípios e totaliza 12 milhões de habitantes, ou seja, 80% da população do estado mora na região metropolitana. É preciso dizer que essa singela região metropolitana está entre as 20 maiores do mundo, ocupa exatamente a vigésima posição, simples assim! Uma megacidade, aliás uma linda megacidade e uma das minhas preferidas!

O IDH do Rio de Janeiro é o quarto melhor do Brasil com 0,832 considerado IDH alto, exatamente o mesmo IDH de Malta. Obviamente que não quero dizer que o Rio e Malta são iguais, mas considerando o IDH como medida dá pra dizer que o Rio tem indicadores sociais melhores que qualquer cidade africana e possível de ser comparada até com Malta. 

Mas não é assim que pensam os estrangeiros, a pobreza que eles vêem na cidade do Rio de Janeiro para eles simboliza o Brasil todo, até porque é a cidade mais visitada do Brasil pelos estrangeiros. Sem dúvida alguma, é a cidade que visualmente é muito desigual, riqueza e pobreza estão muito próximas e isso para mim torna essa cidade ímpar. Eu não conheço nenhuma outra cidade que tenha tamanha desigualdade sócio-espacial como o Rio de Janeiro e olha que já fui para muitas cidades. Talvez seja por isso que uma cidade asiática está me motivando a conhecê-la quando um executivo a comparou com o Rio de Janeiro...por enquanto não vou revelar qual é essa cidade...hehehe, tenho que estudar tudo sobre essa cidade asiática com muita calma.


Até o Jim O'Neill no seu livro descreve a cidade do Rio de Janeiro com uma certa surpresa sobre os hotéis de luxo na orla de Copacaba por exemplo.  Os hotéis de luxo são antigos no Rio de Janeiro, mas ainda bem que a escala de análise dele é sobre países e não cidades. No capítulo sobre o Brasil ele só fala praticamente do Rio de Janeiro. Claro que a análise dele sobre o Brasil é boa mas como ele tem  um poder de influência, os estrangeiros podem ficar com uma boa impressão do país, apesar de eu achar muito limitada.

Outro dia eu li na propaganda de uma revista com extamente estas palavras: "Rio de Janeiro é o estado que receberá mais investimentos do mundo até 2013" A previsão é de 4,15 milhões/km2), totalizando 181,4 bilhões de reais apresentado num congresso nos EUA em março de 2012. Sem dúvida é uma excelente notícia, é uma região que precisa de muito investimento mesmo.

Há uma semana atrás eu viajei para o Rio de Janeiro com minha amiga Andréia. A minha era a sétima visita e da minha amiga a terceira visita a essa cidade. Nós duas somos apaixonadas pelo Rio! Mas é muito engraçado conversar com amigas cariocas que dizem amar São Paulo, sempre encontrei muitos cariocas que amam SP, eu juro que não entendo. Quando eu estou no Rio eu tenho ódio de SP, não sinto nenhuma saudade...hehehe Mas de verdade não sei se conseguiria viver no Rio, culturalmente é muito diferente e por esse motivo eu prefiro admirá-la  e aproveitá-la com meu olhar de turista apaixonada eterna pelo Rio, desse modo eu não me decepciono nunca com o lugar.


Deixo registrado aqui que  nunca fui assltada no Rio de Janeiro, claro que ando atenta, mas eu me sinto em casa quando estou numa megacidade, eu não sinto medo algum. Pode parecer contraditório mas em Singapura eu fui seguida e tive que sair correndo de um motoqueiro que veio atrás de mim na Hong Kong street de madrugada quando eu voltava sozinha. No Rio de Janeiro nada parecido me aconteceu em 7 visitas e olha que vou para muitos lugares não turísticos.  

Como não conseguimos dessa vez ir no meu bar favorito na Urca, Jd. Botânico, Sta. Tereza,  Lapa e Leblon eu e minha amiga decidimos que vamos voltar em Setembro...hehehe E os amigos que quiserem ir estão convidados!!!

Para terminar, sem dúvida o Rio de Janeiro continua sempre lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário