segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O que sobrou do Cerrado: Jalapão - lado A

Depois da Floresta Amazônica (que ocupa 50% do território), o Cerrado (que ocupa 24% do território) é o maior domínio morfoclimático que temos no Brasil. Nessa mesma latitude no continente africano encontramos o bioma Savana. O Cerrado lembra muito mas não pode ser chamada de Savana, embora ela em vários lugares aparece como "savana tropical". A biodiversidade desse domínio é altíssima, muito mais que as próprias savanas africanas.

O Cerrado é uma vegetação típica do chamado Brasil central, conforme mostra a figura ao lado. Mas "graças" a expansão agropecuária que começou no sul e avançou na direção norte do país, o Cerrado diminuiu territorialmente. Ao que tudo indica, essa expansão agropecuária já bate na porta e pede passagem para a Floresta Amazônica.

Nas minhas férias eu tive a oportunidade de conhecer o Parque Estadual do Jalapão no Tocantins que foi criado em 2001, o ano em que eu entrei na faculdade :-)

Como eu tive um amigo que estudou muito o Jalapão na época eu elegi como um dos lugares que merecia receber a minha visita! hehehe Graças a uma mega promoção da Passaredo, eu e meus dois querido amigos geógrafos nos aventuramos rumo ao Jalapão.
Conhecemos o estado do Tocantins que foi a última unidade federativa criada em 1989 e portanto a mais jovem de todos os estados brasileiros, tem apenas 21 anos.

Eu gostei muito de conhecer uma Vereda de pertinho, durante todo o passeio no parque era possível avistar várias veredas...essa ao lado foi a mais próxima que encontramos, é linda!

Vamos para a definição do Aziz Ab Saber :

"As veredas são corredores de formações herbáceas rasas no fundo de planícies. Formam, assim, os grandes caminhos naturais para a circulação de animal no interior do país."

Agora uma definição mais popular: "A vereda seria o equivalente ao oasis no meio do deserto" definição do meu amigo Marcelo! Adorei!

Os buritis, as árvores grandes ao fundo, são aproveitados para fazer doces, sorvetes, sucos e até mesmo cremes. Meu creme da Natura favorito por acaso é de buriti!

Enfim, o Parque Estadual é importantíssimo para a preservação do Cerrado. Não quero nem imaginar essa área sendo invadida pela agropecuária! Fico pensando nas áreas que já foram devastadas.

Não é a toa que o Brasil hoje é o segundo maior produtor de soja do mundo...soja essa que acabou com boa parte do Cerrado conforme o mapa acima.

Infelizmente o desenvolvimento econômico e preservação ambiental são grandezas inversamente proporcionais!

Termino o post com um trecho do livro "Grandes Sertões: Veredas" do Guimarães Rosa:

"o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas -- mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior."

Acho que esse trecho se aplica muito bem aos lugares também!
PS:
1-Só nesse mês meu blog chegou a mais de 2.000 acessos...um número recorde! Obrigada pelos acessos! :-) ;-)
2- Aguardem o meu post sobre o lado B do Jalapão!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A riquíssima cultura paulista: do interior ao litoral

O estado de São Paulo é o maior PIB das 27 unidades federativas do Brasil, são 41 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios. Só para termos uma idéia da dimensão que essa população representa, a Espanha tem aproximadamente 42 milhões de habitantes. Em outras palavras...ou a Espanha é muito pequena ou o estado de São Paulo é muito grande!

Enfim, tudo isso para dizer que assim como um país com esse tamanho de população tem um cultura diversificada, o estado de São Paulo tem uma cultura altamente diversificada também.


Eu não conheço todo o meu estado e acho que será muito difícil de conhecer tudo, mas nos últimos anos sempre tem umas feiras de turismo divulgando os pontos turísticos de alguns dos 645 municípios de São Paulo. Eu tenho uma lista grande de lugares que quero conhecer aqui perto: Termas dos Laranjais, Brotas, Socorro, Barra Bonita...só no interior. No litoral eu já conheço bem...embora ainda falta conhecer Ilha Bela e a Reserva da Juréia.




Uma coisa é fato, a gastronomia do interior paulista é MA-RA-VI-LHO-SA! Olha, eu passo muito bem em qualquer município do interior e isso é um elemento cultural fortíssimo. Pra mim uma cultura começa pelo que se come.

A foto ao lado é do bolinho patrimônio cultural da cidade de Itapetininga. O município de Itapetininga é o maior PIB agrícola do estado e teve a primeira escola pública do estado de São Paulo. Uma cidade de interior linda e com uma super infra-estrutura. O ensino público desse município é o melhor do Brasil!



Para quem quiser conhecer um pouco mais da gastronomia do interior paulista, o XIV Festival da Cultura Paulista Tradicional que ocorrerá entre os dias 10 a 19 de setembro de 2010 no Parque da Vilha Guilherme ou conhecido também como Parque do Trote na zona norte de São Paulo.
Serão expostos 90 estandes de culinária e 160 estandes de artesanato. Ou seja, ao invés de irmos até o interior e conhecer toda sua diversidade, vários representantes dos munípios virão até São Paulo divulgar suas riquezas culturais.

Não preciso nem dizer que eu, obviamente, vou nessa feira provar os maravilhosos quitutes paulistas típicos. O bolinho de frango de Itapetininga estará nesse evento.

A impressão que eu tenho é que os brasileiros não conhecem seu próprio país e os paulistas também não conhecem seu próprio estado! Eu não me excluo disso!

Fica aqui meu post para divulgar eventos relacionados à riquíssima cultura paulista! No ano passado 50 mil pessoas passaram pelo evento, vamos ver se esse ano esse número sobe!

PS.: 1-Há muitas padarias maravilhosas no interior, padaria é algo tipicamente paulista! As docerias do interior pra mim são as melhores, a rede SENSAÇÕES DOCES é fortíssima no interior e ao poucos estão chegando aqui em Sampa. Essa rede interiorana é mil vezes melhor que a doceria AMOR AOS PEDAÇOS e com a incrível vantagem de ser mais deliciosa e mais barata! Coisas do interior paulista...bom e barato! No meu último aniversário o bolo da minha festa era da sensações, todos elogiaram muito e repetiram várias vezes...sinal que estava bom mesmo! hehehe

2- Ainda não conheço a famosa doceria Marleide Monteiro de Santos, além de ter uma história linda.....quero conhecer!!!!!!!!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Condições atmosféricas sec. XIX e XXI em São Paulo!

A umidade do ar é definida pela quantidade de vapor de água no ar . A umidade é uma das condições atmosféricas que afetam a biosfera e a superfície terrestre. É um dos elementos do conjunto de parâmetros de temperatura, chuva, vento, nebulosidade que qualificam o tempo meteorológico (CPTEC-INPE).

Enfim, qual a importância da umidade?

"A umidade é um agente ativo de destruição, bem mais nocivo para a vida animal do que o calor solar."

Essa é a definição do médico e naturalista francês chamado Joseph François Xavier SIGAUD (1796-1856) que chegou em terras brasileiras com 30 anos de idade após a Independência do Brasil. Seu livro publicado na França e traduzido para o português muito tempo depois é interessantíssimo: "Do Clima e das Doenças do Brasil" as características que ele observou do nosso país no Brasil Império da primeira metade do século XIX.

As descrições climáticas do livro são lindas, vamos ver um trecho interessantíssimo :
"(...) a média da temperatura de São Paulo é de 22 a 23 graus celsius. Nesta província, a diferença de temperatura entre o inverno e verão é muito mais definida do que nas províncias do norte. Apesar dessa diferença, o clima de São Paulo é um dos mais agradáveis do mundo." pg. 74 do livro

Essa caracterização é de 1818 quando São Paulo era uma "província"...siiiiimmmm, São Paulo já foi uma província! hehehe hoje é uma megacidade! Naquela época não tinha o caos de hoje, então talvez antes pudesse mesmo ter um dos mais agradáveis climas do mundo.

Nos últimos dias São Paulo está em estado de alerta para a umidade relativa do ar, definida como a relação entre o conteúdo de vapor de água e a temperatura, medida em porcentagem (%). Os problemas respiratórios serão agravados nesses dias e os que mais podem sofrer são as crianças e os idosos. Eu mesma que estou no meio termo já sinto os efeitos dessa baixa umidade ralativa do ar. Em São Paulo o nível mais baixo registado hoje foi 19%.














Como estamos numa situação de La niña, fenômeno de resfriamento das águas do Pacífico, nosso inverno será muito mais seco.

Enfim, o jeito é tomar bastante água, usar muito soro fisiológico, evitar aglomerações e evitar práticas esportivas ao ar livre.

Como evitar aglomerações em ambientes fechados em São Paulo? hahaha impossível!

Quisera eu poder sentir as condições climáticas de São Paulo do início do século XIX!!!!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

China já é a 2ª economia mundial e Brasil é a 8ª

Há um novo ranking das maiores economias mundias:


1- Estados Unidos: 14,217 trilhões de dólares
2- China: 5,220 trilhões de dólares
3- Japão: 5,118 trilhões de dólares
4- Alemanha: 3,425 trilhões de dólares
5- França: 2,666 trilhões de dólares
6-Itália: 2,089 trilhões de dolares
7- Reino Unido: 2,066 trilhões de dólares
8- Brasil: 1,797 trilhões de dólares
9- Espanha: 1,464 trilhões de dólares
10- Canadá: 1,347 trilhões de dólares


Esses dados são da agência Bloomberg divulgadas essa semana. A principal mudança é que de fato a China é a segunda maior economia mundial tirando o posto que o Japão ocupava desde os anos 70. Havia uma previsão de que a China passaria o Japão em 2015 mas isso aconteceu esse ano, 2010...cinco anos antes. Há uma outra previsão de que a economia chinesa vai superar a economia americana em 2030. Pode ser que isso ocorra até antes, vamos aguardar!

Não podemos esquecer que a China é um país rural, ou seja, 60% dos chineses vivem no campo. O processo migratório do campo para a cidade é controlado na China. As cidades chinesas crescem e na hora que esse fluxo efetivamente aumentar.....ninguém segurará a economia desse país.


Vamos analisar um grande teórico de economia política Thomas Robert Malthus (1766-1834):


Sobre a capacidade de produção em diferentes países:


"Muitos países com grande capacidade de produção são pobres, e muitos, com uma capaciade de produção bem limitada, são comparativamente mais ricos."


Essa idéia se aplicava muito bem quando o Japão era a segunda maior economia mundial, mas quando pensamos em tamanho da população uma outra idéia de Malthus aponta um crescimento econômico lento para países que tem a população como fator determinante:


"Baseados na experiência, sabemos que a riqueza daqueles países, em que o estímulo decorrente da população é determinante, cresce muito lentamente."


Vamos ler um trecho sobre a visão de Malthus sobre a China:

"Estamos certos de que a China é o país mais fértil do mundo, que praticamente toda sua terra é cultivada e uma grande parte dela produz duas colheitas por ano, e mais, que o povo vive muito modestamente, podemos, com certeza inferir que a população é imensa (...).


Eu gosto muito de Malthus, eu leio e parece que suas idéias são atemporais.

Enfim, não poderia deixar de dizer que a economia brasileira passou a econonomia canadense e espanhola para assumir a oitava posição.
A economia brasileira deu um olé no Canadá e na minha querida Espanha! Lo siento mi España querida! hehehe
Lentamente o Brasil vai passar os outros pequeninos países europeus...hehe tudo é uma questão de tempo.
Apesar da economia brasileira estar bem ranqueada, eu estou muito preocupada com a Copa do Mundo e as Olimpíadas aqui no Brasil, mas muito preocupada mesmo. No domingo passado saiu uma ranking de infraestrura no mundo e o Brasil é o terceiro pior país em infraestrutura, preciso escrever um post só sobre esse tema, é muito grave isso! Estamos correndo o risco de pagarmos o maior micão da história! Quero muito estar errada!
Enfim, por enquanto vamos ficar feliz com o novo dado das maiores economias mundiais!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

É importante sonhar!

"Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais. Mas se você tiver grandes sonhos...seu erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem." Augusto Cury
Uma pausa rápida para uma reflexão profunda. Devido aos meus grandes sonhos não estou escrevendo muito no blog!
Exatamente nesse mês meu blog vem seguindo com uma frequencia de 70 a 80 acessos por dia, muito acima da média! :) Obrigada pelos acessos!
Enfim, assim que tiver mais tempo, postarei mais! Às vezes eu gostaria que o dia tivesse mais de 24 horas, outras vezes gostaria de ter uma outra cópia de mim para dividir comigo mesma as minhas atividades...hehehe
Fica aqui então minha reflexão para a semana!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ritmo de uma cidade!

A palavra ritmo é de origem grega com várias definições:
1- Série de fenômenos que ocorrem com intervalos regulares, periodicidade;
2- Na música o ritmo é a combinação do valor das notas sob o ponto de vista do tempo e da intensidade;
Bom, essas são algumas definições de ritmo, todas tem em comum o fator tempo.

O tempo ou o ritmo também pode ser uma característica particular de uma cidade. Uma cidade pode ter um ritmo desde o mais rápido ao mais lento e esse ritmo implica no desenvolvimento econômico ou não de uma cidade.

Uma cidade com um ritmo muito lento, ou seja, em que em geral os serviços da cidade são lentos como por exemplo: atendimento ao cliente, preparo de um prato, um simples pedido de um refrigerante ou suco já são fortes indicativos do ritmo de uma cidade.

A primeira vez que eu percebi isso foi numa das minhas primeiras viagens para Ouro Preto em Minas Gerais, eu pedi um pastel de queijo simples que levou 45 minutos para ficar pronto. Eu quase subi pelas paredes com tanta demora. Em Salvador também quando pedimos uma moqueca de peixe...1 hora e 15 minutos para ficar pronto! Quando eu saio de São Paulo o ritmo é outro sem a menor sombra de dúvidas, fico extremamente impaciente com tanta demora.
Cheguei a pensar que o problema poderia ser eu mesma, talvez eu seja um pouco ansiosa demais, mas já percebi que isso acontece com muitos que vivem em São Paulo. O ritmo da cidade de São Paulo e de quem vive aqui é muito rápido, absurdamente rápido e intenso. Tanto que muitos quando falam que querem sair da cidade é justamente por conta desse ritmo intenso. Não é fácil lidar com um ritmo tão forte quanto o de São Paulo.

Porém, é exatamente esse intenso ritmo da cidade de São Paulo que faz com que ela seja a mais rica da América Latina. Em Córdoba eu pedi um misto quente simples que levou exatos 20 minutos para ficar pronto. Em São Paulo, um misto quente fica pronto em 5 minutos tranquilamente ou menos..ou seja 4 mistos em 20 minutos. Pra mim isso é um forte indicativo que explica porque São Paulo é mais rica que Córdoba...hehehe

A idéia do fast food nasceus justamente da idéia de não perder tempo na hora do almoço e voltar logo ao trabalhao, um tipo de serviço com ritmo muito rápido. Em Tokyo no Japão a Sukiya leva exatos 10 segundos para que um prato fique pronto para o cliente saciar sua fome. Tokyo é a cidade mais rica do mundo, a cidade deve ter um ritmo alucinante mas perfeitamente sincronizado e que permite desenvolvimento econômico.

Eu dei o exemplo de restaurante mas poderia ser outros tipos de serviço que a cidade ofereça: serviço de taxi, serviço de transporte, serviço de hospitais, serviço de telecomunicações, serviço de atendimento ao clientes etc. Como meu primeiro contato com um país costuma ser num restaurante, essa acaba sendo a minha primeira impressão a me marcar numa cidade.

Tudo bem que os paulistanos passam horas e horas no trânsito...hehehe Esse é o maior empecilho do crescimento de São Paulo no meu ponto de vista. O trânsito da Cidade do México e nas outras megacidades não é muito melhor que aqui...mas indica que chegou no alto nível de crescimento econômico. Eu queria conhecer uma cidade muito rica com um ritmo muito lento....por enquanto eu não conheci!

Uma cidade em que os serviços funcionam pela madrugada é também indicador de um ritmo forte. Não são todas as cidades que funcionam pela madrugada! Na primeira vez que fui a Paris e vi tudo fechando às 10 da noite, eu fiquei chocada...hehehe Por isso eu amei Nova York...é um ritmo alucinante como em São Paulo, tudo muito rápido, muito intenso...são características das megacidades.

Enfim, ao mesmo tempo que economicamente o alto ritmo de uma cidade é favorável, também proporciona um alto nível de stress nos seus habitantes. É preciso saber lidar com o stress e descansar a mente para quem vive nas megacidades. Se não fizer isso, as complicações para a saúde serão muitas.
Quando eu saio de São Paulo eu procuro me lembrar que nem tudo é rápido e eficiente...é difícil fazer esse exercício. O jeito é contar até 10 e relaxar lembrando que se trata de férias e que é necessário sintonizar em outra frequencia...muito mais lenta! hehehe
P.S.
1) Viajar por terra por mais de 3.000 Km na América do Sul foi um bom exercício de paciência...demora mas chega. Foi muito interessante, está recomendadíssimo!
2) Já estou de volta ao ritmo de Sampa!
3) Para evitar a DPV - Depressão Pós Viagem - é hora de planejar a próxima, ao que tudo indica será terrestre também, eu adorei esse lance de viajar por terra.
4) Não sei se com mais idade terei pique e energia para fazer viagens terrestres, então é bom aproveitar agora! hehehe