terça-feira, 29 de junho de 2010

Preparando sua própria viagem!

Adoro viajar, mas mais que viajar eu adoro planejar minhas próprias viagens. Nada contra agências de viagens mas eu gosto de montar meu próprio roteiro, mas para quem não tempo e paciência de pesquisar o jeito é optar pela agência. Já escutei também muitas pessoas dizerem que porque não conhece o lugar é mais seguro ir por agência, depende muito do lugar!
Claro que preparar sua própria viagem requer muitíssima paciência e muitas, muitíssimas horas na internet. Hoje em dia em tempos de globalização você encontra todas as dicas na internet é possível fazer as reservas e imprimir tudo previamente e chegar no local com todos os vouchers.


A regra número um de quem planeja sua própria viajem é não ter preguiça de pesquisar. Se a preguiça ou a falta de tempo baterem.....contrate uma agência e pague para alguém montar um roteiro pra você! Quando eu falo pesquisar não são 20 minutos na internet...são muitíssimas horas na internet durante muitos dias, semanas e até meses! A isso da-se o nome de paciência!

Com paciência a compensação vem na forma de economia e flexibilidade de mudar seu roteiro conforme a direção do vento ou como eu li em algum site "conforme o barril do do petróleo" hehehehe!

Bom, a minha dica é: viaje sempre e não tenha medo caso seus amigos não possam ir com você, todas as vezes que viajei sozinha eu conheci muito mais pessoas do que quando viajei com amigos. Já teve casos que eu me diverti muito mais com pessoas desconhecidas que havia acabado de conhecer que com amigos. Não existe uma regra, mas viajar sozinha permite você se abrir mais ao mundo e lidar com o imprevisível, mas acho que essa é uma das coisas mais legais da vida.



Eu aprendi isso com o tempo e conversando com muitas mulheres no meio do caminho que viajavam sozinhas e todas me passavam uma super tranquilidade. Mulheres normalmente tem um pouco mais de medo, mas eu conheci uma espanhola, uma argentina, uma americana, uma autraliana e uma mexicana que viajavam sozinhas, eu ficava impressionada com a independência que elas mostravam e como se fosse, e é mesmo, a coisa mais normal do mundo.
Outra coisa que é muito importante para mulheres que querem viajar sozinhas é: seja prática e não leve o mundo na mala. Eu sei que pra nós mulheres isso é dificílimo, mas é possível conciliar moda, praticidade, maquiagem em uma mala pequena. Isso também leva tempo para acostumar, as malas das estrangeiras que conheci acima eram super práticas, como eu também viajei muito com amigos homens eu acabei aprendendo a ser mais prática mas nem por isso ando desleixada, muito pelo contrário eu já sei exatamente as combinações que vou fazer. A indecisão faz nós mulheres querer ter opções e levar muitas peças, já faça as combinações mínimas antes de viajar, isso é ser prática!


Outra dica que eu dou é mesmo se você tiver um namorado para ajudar a carregar sua mala, não conte com ele, evite ao máximo pedir qualquer tipo de ajuda. Eu sei que seria lindo encontrar um homem gentil, mas parta do princípio que a regra não é essa! É duro mas precisamos ser realistas, não se iluda com uma gentileza masculina. Uma vez pode até ser...mas sempre é superestimar da capacidade masculina! Isso é ser uma mulher independente!



Pra mim uma viagem não começa no dia que eu embarco, mas sim desde as primeiras clicadas na internet, essa é a base fundamental para quem planeja sua própria viagem. Se for uma viagem longa e intercontinental o ideal é planejar com 8 meses a 6 meses de antecedência para conseguir passagens mais econômicas, funciona em 99% das vezes, já consegui promoções incríveis assim.


Em julho farei uma viagem diferente como nunca havia feito antes, será uma viagem multimodal, utilizando todos os meios de transporte possíveis: ônibus, trem, barco, avião, carro e possivelmente um caminhão ou um pau de arara...hehehe em 20 dias! Será também uma viagem Mercosul: Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil.

A Argentina é o primeiro país que vou viajar pela terceira vez! Eu amo a Argentina, é um país simples, mas incrível além de ser mais barato que o Brasil e ter uma excelente infraestrutura de transportes de ônibus e trem. Os ônibus da Argentina, na minha opinião, são infinitamente melhores que os ônibus dos Estados Unidos e da Europa, não é exagero isso! Ir pra Argentina é diversão na certa e lindas paisagens sem a menor sombra de dúvidas além de ser muito econômico. Baixo custo e muita diversão se chama Argentina! Conhecerei também o Paraguay e o Uruguay e chegarei ao meu 13 país!


No Brasil já percebi que sempre no final de junho tem sempre alguma promoção boa, acho que as passagens que não foram vendidas para as férias de julho eles colocam para a promoção. Eu procuro sempre estar ligada nas promoções como o que aconteceu no último final de semana que surgiu uma super pechincha para Palmas no Tocantins, essa por acaso eu recebi no meu email e no site da cia aérea nem avisava que teria essa promoção...hehehe Visitarei o pouco conhecido paraíso brasileiro chamado Jalapão, foto ao lado!!!!! Adoro encontrar um preço excelente para lugares muito distantes e paradisíacos, vou conhecer mais um estado brasileiro, meu 11 estado! Falta muito pra conhecer todos os 26 estados brasileiros, não cheguei nem na metade!

Enfim, esses são os planos e fica a minha dica para quem quer se aventurar a novas paisagens sem depender de agências e para as mulheres amam a independência e praticidade!
PS.: Faltam poucos dias para minha jornada pela minha linda América do Sul! hehehe

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Uma padaria interessante!

Faz um boooom tempo que não escrevo nada sobre gastronomia, é tanta informação que tenho que não consegui organizar de modo a colocar aqui no blog. Conheci muitos lugares interessantes mas como já estou atrasada em colocar as dicas antigas vou começar com o último final de semana.
Neste final de semana eu e meus amigos Mário e Patty fomos numa festa junina tipicamente portuguesa com direito a um delicioso bolinho de bacalhau e alheira na quermessa N. Sra Sto. Antonio de Lisboa no Carrão. Eu fiquei só no bolinho de bacalhau, que é divino por sinal, porque ando almoçando tanta comida japonesa de sábado que a noite não consigo comer muito...hehe Enfim, todo final de semana desse mês e do próximo tem alguma quermesse para aproveitar!

Após essas festinhas sempre fechamos a noite com algum docinho em alguma padaria maravilhosa de tantas que existem em Sampa! Fomos conhecer 3 padarias na zona leste já que estávamos por esses lados...e uma especialmente me chamou a atenção. A padaria em destaque se chama LUXO REAL e fica na Vila Formosa, eu e Patty na foto acima, adoro fotos tiradas com o espelho! A padaria é grande, tem um estacionamento considerável e tranquilíssimo, ou seja, não é lotada. Há rodízio de sopas e um grupo musical dando o som ambiente sem cobrança de couvert artístico. Raríssimo em Sampa! Como nessa época do ano muita gente procura no google por rodízio de sopas, essa é uma padaria que vale muitíssimo conhecer!

As opções de doces logo na entrada impressionam, não deve absolutamente nada para a Bella Paulista! Para minha surpresa e da Patty uma das atendentes perguntou se queríamos experimentar o bolo bem casado (pra quem não sabe é um bolo pão de ló com uma camada de doce de leite em dose dupla, foto ao lado à direita e acima, pizza portuguesa e vinho quente) ...enfim, não pagamos nada para degustar esse maravilhoso bolo...uma gentileza impressionante.
Por falar em gentileza há que se dizer que em São Paulo na maioria das vezes o tratamento dos atendentes são de altíssimo nível, uma educação e gentileza que é absolutamente normal para quem mora e vive em São Paulo. Na foto a atendente Luana organizou os docinhos decorados do Brasil para eu poder tirar foto (foto abaixo), obrigada Luana e continue sempre assim, simpática e super atenciosa com os clientes! Acho que esse é um dos segredos da gastronomia paulistana, o excelente tratamento! Outro país que eu me lembro das pessoas serem muito atenciosas com os fregueses é os Estados Unidos. Na Europa, esquece! Um paulistano na Europa se assusta no começo mas depois se acostuma com a rispidez européia porque sabe que em breve voltará à simpatia e gentileza de Sampa....hehehe Em geral, no Brasil as pessoas são muito simpáticas, já constatei isso em todas as regiões do Brasil.
Outra coisa que achei muito interessante e que eu não havia visto em nenhuma padaria, eles vendem vinho quente e quentão já que estamos no mês de festa junina. Vários doces também estão decorados com as cores do Brasil para celebrar a Copa do Mundo, foto ao lado...uma fofura esses docinhos, um mimo só! Incrível que essa padaria acompanha a tendência do momento em que estamos, adorei isso! Além disso, toda boa padaria paulistana tem sempre pizza portuguesa...eu tive que provar, não teve jeito! Minha amiga Patty assim como eu também ama pizza portuguesa (foto acima)...Minha amiga está aproveitando as férias aqui em Sampa porque pizza portuguesa não existe nos Estados Unidos...hehehe Nem tudo é perfeito! hehehe
Fica aqui minha dica de uma super padaria de altíssima qualidade e atendimento na zona leste de São Paulo. Essa dica é principalmente para quem detesta esperar 1 hora na fila para entrar numa padaria paulistana. Como diz meu amigo Gourmenauta: "existe vida gastronômica além do eixo jardins e moema"!!!! Eu concordo em gênero, número e grau!
PS.: Prometo que trarei mais dicas, vou organizar minhas fotos, tem umas dicas muito legais que preciso postar!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Distribuição da pobreza no mundo

Hoje nós somos 6,8 bilhões de habitantes no mundo distribuídos geograficamente da seguinte maneira:
  1. 60% estão na Ásia = aproximadamente 4 bilhões
  2. 15% estão na África = aproximadamente 1 bilhão
  3. 13% estão na América = aproximadamente 923 milhões (sendo 342 milhões na América do Norte e 581 milhões na América Latina)
  4. 10% estão na Europa = aproximadamente 684 milhões
  5. 0,5% estão na Oceania = aproximadamente 34 milhões
Todos esses números são para tentar entender o que significa 1,4 bilhões de pessoas vivendo com menos de 1 dolar por dia. Esse é o dado do Banco Mundial em 2005, ou seja, 20% ou um quarto da população mundial vive na mais absoluta pobreza. Olhando para os números acima seria um pouco mais que a população do continente africano inteiro! Se você olhar para o mapa-mundi verá que esse número não é pouco!



Apesar desse número ser espantoso, em 1981 haviam 1,9 bilhões vivendo com menos de 1 dolar por dia, na época isso representava aproximadamente 40% da população mundial. Isso não significa que hoje a situação esteja melhor....mas sim menos pior! A tendência, segundo o Banco Mundial, é de redução da pobreza a longo longuíssimo prazo!


Olhando para o gráfico, a região que mais teve redução da pobreza foi o Leste Asiático e Pacífico nos termos do Banco Mundial, ou o mesmo que Sudeste Asiático.
O sudeste asiático é composto por Indonésia, Camboja, Filipinas, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia, Brunei, Timor Leste e Vietnã.


A redução da pobreza nesta região está diretamente relacionada a instalação de indústrias multinacionais voltadas para exportação. Elas se instalaram na região aproveitando a oferta de mão-de-obra e para quem não tinha nada o pouco que essas indústrias pagavam já permitia sair das estatísticas da linha da pobreza.


Eu fico pensando....tem tanta desigualdade no Brasil e na América Latina, mas olhando para o gráfico, a pobreza sempre esteve em torno de 11,5% e 8,4%. Até que não estamos tão mal assim! A situação deve ser muito pior na África sub-saariana, sul da Ásia e sudeste asiático, tenho essa impressão apesar de não conhecer nada por aqueles lados.
Em 1981, 51,8% dos chamados países em desenvolvimento viviam abaixo da linha da pobreza, em 2008 foi para 25,2%. A China em 1981 tinha 84% e em 2005 foi para 15,9% da população vivendo com menos de 1 dolar por dia. A Índia em 1981 tinha 59,8% e em 2005 tinha 41,6% da população vivendo com menos de 1 dolar por dia. O Brasil tinha 8,8% em 1990 e 4,2% em 2005 vivendo com menos de 1 dolar por dia.

Enfim, essa é a distribução da pobreza no mundo em que vivemos.

OBS.: O dado da série do gráfico e do texto fazem parte do relatório de 2008 do Banco Mundial

domingo, 20 de junho de 2010

Ser feliz!

Escutei essa música e me lembrei do quão linda e sábia é essa letra sobre ser feliz!

"Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais.....
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe...só levo a certeza que muito pouco eu sei....Nada sei!

Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada...
eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou...estrada eu vou

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora
Um dia a gente chega e no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz....de ser feliz!"

Grande Almir Sater!

sábado, 19 de junho de 2010

Egoísmo X Altruísmo

Me inspirei a escrever esse post lendo o blog da minha amiga, que vive em Paris, sobre a idéia de egoísmo. Ela ficou intrigada quando o professor dela (da Sorbone) explicou sobre a importância do egoísmo para a felicidade humana, acabei intrigada também.

Vou partir de algumas definições dos termos egoísta e altruísta encontradas no dicionário:

Egoísta: Quem trata só de seus interesses; Aquele que demonstra falta de sentimentos altruístas

Altruísta: Pessoa humanitária; pessoa que tem amor ao próximo;

Na minha opinião todo ser humano tem algum nível de egoísmo dentro de cada um. Eu entendo o egoísmo como um baixo nível de envolvimento com os outros seres humanos ao seu redor. O oposto disso é o altruísmo, aquele ser que está super envolvido e se preocupa com as pessoas ao seu redor. Apesar o termo egoísta soar como algo negativo e ruim, eu não vejo desta maneira, vejo como necessário no mundo em que vivemos.

Infelizmente no mundo em que vivemos é difícil sermos altruístas o tempo todo, todos de alguma maneira correm atrás de seus objetivos, de sua metas, de seus sonhos que são desejos que cada um de nós temos e isso é individual.

Acredito também que exista um nível de egoísmo numa escala de 0 a 5 dentro de cada ser humano assim como a mesma escala para o nível de altruísmo. O nível extremo eu acho ruim, uma pessoa por exemplo, egoísta nível 5 e altruísta nível 0 deve ser no mínimo uma pessoa muito chata...hehehe Ao passo que uma pessoa altruísta nível 5 e egoísta nível 0 me parece ser uma pessoa boba. Os extremos em qualquer situação na vida, no meu ponto de vista, é perigosíssimo....o nível intermediário dos dois é saudável.

Não sei até que ponto o egoísmo se confunde com a individualidade. Eu mesma prezo muito pela minha individualidade, tem coisas que eu gosto de fazer sozinha, ir a alguns lugares sozinha, estudar o que gosto sozinha, viajar sozinha....não acho que isso seja egoísmo mas sim preservar minha individualidade. Em outros termos eu não dependo de ninguém para fazer o que gosto e o que me deixa feliz. Se preservar minha individualidade e ser feliz é ser egoísta, então eu sou egoísta!

Eu lido tranquilamente pessoas egoístas ou individualistas e vejo como saudável e necessário entre os seres humanos. O que eu não suporto nas pessoas é a falta de educação e a falta de respeito que não tem nada a ver com egoísmo ou altruísmo.
Enfim, não sou nenhuma especialista nisso, é só um ponto de vista.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

29 anos de existência!!!

Sábado foi meu aniversário, completei 29 aninhos!!! Sim, estou mais velha!!!! O único problema é que seguirei passando por mais nova por muito tempo, as pessoas costumam dizer que eu aparento ter bem menos idade do que de fato eu tenho! hehehe Ainda mais quando me conhecem mesmo...eu pareço uma criança...hehhehehe Tô tentando ser mais séria, to evoluindo!
Não tenho culpa de ter origem indígena que me torna mais nova ainda e a minha família galega também aparenta bem menos idade...é genético! hehehe
Quem veio na minha festinha teve a oportunidade de conhecer a melhor coxinha de São Paulo! Eu fiz a maior propaganda da coxinha de frango que só minha mãe faz! Tem vários lugares bons para comer coxinha em São Paulo....mas amigas minhas já disseram em aniversários passados que nenhum se compara ao que a minha mãe faz e eu acabei denominando como a melhor coxinha de São Paulo....hehehe Não divulgarei o segredo, mas só posso dizer que tem um toque amazônico na coxinha! Não sou lá muito boa na cozinha, mas essa receita por incrível que pareça eu já sei fazer!!!! hehehehe

Tirei uma fotinho da minha salinha de estudo, espaço esse onde eu escrevo estes posts! Há fotos, livros, mapas, globos e miniaturas de vários lugares que visito. Não dá pra ver direito mas tem um pequeno Cristo Redentor...Tem uma foto minha no encontro do Rio Negro com o Solimões, uma tequila mexicana, um boneco do Chaves, um globo terrestre no formato de uma bola que comprei no México....e por aí vai, esse é o meu cantinho onde reflito, estudo, leio! E claro não poderia deixar de falar do meu bebê, meu novo notebook de 10 polegadas azul, a coisa mais fofa, praticamente inseparável...onde eu vou meu bebê vai junto! hehehe
Na minha mesa coloquei os presentes que ganhei dos meus amigos! Ganhei várias coisas legais, adorei, meus amigos realmente me conhecem mesmo, impressionante! Ganhei doces de origem espanhola e tive que escutar que não é porque eu amo a Espanha e sim para ajudar a economia espanhola....hahahahaha muito original, adorei! Ganhei um livro do Zeca Camargo, simplesmente tudo e uma porção de outras coisas legais, adorei tuuuuudo!!!!!
O maior presente sem dúvida nenhuma é ter os amigos que tenho, obrigada por vocês existirem!!!!!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mensagem de sorte!

Olhando algumas fotos de viagens eu descobri essa foto abaixo e achei engraçada. Em algum restaurante chinês que fomos nos EUA encontramos um brinde com essa mensagem de sorte. Essa mensagens de brinde é bem chinês mesmo, em várias redes de comida chinesa aqui em Sampa tem essas mensagens de sorte também.
Resta acreditar e torcer para que isso se realize mesmo! :) Muito fofa essa foto!

domingo, 6 de junho de 2010

Perspectivas de trabalho num futuro...próximo!

Muitos jovens me perguntam sobre as perspectivas do mercado de trabalho brasileiro. Vou falar de uma área que tende a crescer muito no Brasil daqui pra frente: Pesquisa e Desenvolvimento, conhecida pela sigla P&D.

Saiu hoje nos principais jornais do país que a IBM vai instalar um centro de pesquisa no Brasil no eixo Rio- São Paulo. Os centros de pesquisa da IBM estão:
  1. Almaden na Califórnia- EUA
  2. Austin no Texas - EUA
  3. China
  4. Haifa - Israel
  5. Índia
  6. Tókio - Japão
  7. Watson - Nova York
  8. Zurique - Suiça
  9. e futuramente o eixo São Paulo-Rio de Janeiro - BRASIL
Havia outros 2 lugares pleiteando a sede desse novo centro de pesquisa da IBM, um era a Austrália e outro um dos 7 emiradozinhos árabes, mas o vencedor foi o Brasil, o eixo São Paulo-Rio. A Austrália é um país grande mas longe geograficamente de tudo e o outro é pequeno demais para a grandiosidade de um centro de P&D da IBM...hehehe. No meu ponto de vista é óbvio os motivos que levam a IBM se instalar no Brasil: Copa do Mundo, Olimpíadas, Pré-Sal, riquezas minerais, crescimento econômico e outras cositas mas.

Esse ano a General Eletric também anunciou que vai instalar seu quinto centro de pesquisa e desenvolvimento aqui no Brasil. Essa área no Brasil não é boa, trabalhar com P&D é um muito raro no Brasil hoje, não há muitas oportunidades e muito pouco incentivo do próprio governo. A conceito de pesquisa e desenvolvimento tem muito que avançar no país, o Brasil investe apenas 1,1% do PIB para P&D, países como EUA investem 2,68% do PIB para P&D.
Ao que tudo indica, futuramente essa é uma área promissora mas que exige muitíssima qualificação, P&D se resume a estudar eternamente para se manter nessa área, tem que gostar de estudar e se atualizar constantemente. É claro que eu não poderia deixar de dizer que o inglês fluente é o idioma mínimo necessário para essa área, haverá necessidade de saber outros idiomas sim futuramente como o mandarin chinês, mas o inglês é e será ainda por muito tempo crucial.

Num país como o nosso em que a educação tem muito que avançar, quem enxergar nessa área um promissor e difícil caminho para os melhores empregos....... viverá muito bem!

Termino esse post com uma frase:
"É preciso ter uma mente muito fora do comum para analisar o óbvio" Alfred North Whitehead